13/09/2019
0 Comentários

Geada

Nos dois anos anteriores desse, 2017 e 2018, não teve temperaturas baixas, não ocorreram geadas fortes o que os donos de jardins, prédios e Prefeituras animaram usar plantas do tipo anual de verão o ano todo. Os produtores também continuaram produzir as espécies como Begônia, Tagetes, Impatiens ssp. (Beijo), Vinca e forrações como Iresine, Tradescancia ssp (Lambari), Arachis repens (Grama amendoim) e Alternantera (Periquito)

A diferenciação de plantas anuais de “verão” e do “inverno” vem da parte temperada dos Estados Unidos e da Europa e quer explicar para o consumidor, que as variedades de verão não sobrevivem as temperaturas baixas no inverno e as variedades de Inverno não suportam as temperaturas altas no verão. Todo mundo sabe, que a beleza de um Amor perfeito termina com as temperaturas altas a partir de agosto. Quem plantou um Beijinho no inverno viu como fica a planta após uma noite de geada.

 No Viveiro Entre Flores não produzimos quase nada de verão a partir de abril, o que resulta em muita reclamação dos clientes. A gente reconhece, que em algumas regiões da capital o microclima deixa usar espécies sensíveis á temperaturas baixas, mas na região da nossa produção a temperatura em média sempre está até 3 graus mais fria do que na cidade. Isso impossibilita a produção de variedades de “verão” no inverno.

Nesse ano a nos tivemos a ocorrência de geadas em variaos dias , inclusive uma geada negra de noite no dia 6 julho de 2019 com temperaturas até dois graus negativas. Na estufa fechamos as cortinas e o sombreamento, cobrimos tudo com o tecido TNT e conseguimos manter quase tudo vivo.

Na parte das estufas, aonde não temos cortinas e sombreamento cobrimos apenas com TNT e tivemos serias baixas na produção.

As variedades de inverno como Amor perfeito, Mini Amor perfeito, Cravina, Verbena e Calêndula não sofreram mesmo não sendo coberto de TNT. Isso aconteceu também na cidade inteira, as variedades de inverno resistiram perfeitamente essa onda de frio.

Pertence a nos produtores e comerciantes do ramo explicar aos clientes o uso correto das espécies para não ter reclamações posteriores.

Vejam algumas fotos após a primeira noite de geada!

Frank Kriftewirth.

Galeria de fotos

Geada
Geada
Geada
Geada
Comentar


Hortitec

Entre os dias de 26 a 28 de junho aconteceu na Holambra SP a 26° Hortitec, a maior feira nacional do setor produtivo para o ramo Horticultura, Fruticultura e Plantas ornamentais.

Leia +
IPM Essen

Visita da maior feira de Horticultura do mundo, que aconteceu na Alemanhã - IPM Essen 

Leia +
Adubação

Adubação e sua importância.

Leia +